terça-feira, 6 de março de 2012

Parte 1: Preparação da pele

Bom, vou começar uma série de postagens. Eu quero primeiro dar algumas dicas do que considero importante pra fazer uma maquiagem completinha para depois fazer passo a passo de tutoriais, assim fica mais fácil para aprender e executar depois. Vou começar pelo mais importante: A preparação da pele. Uma maquiagem bem feita não é aquela com mil sombras coloridas, puxados e delineados. Isso tudo contribui para estética da maquiagem, mas de que adianta tudo isso se não capricharmos na pele? Não concordam?
E lembrando que ninguém é obrigado a fazer como vou mostrar.

Antes de começar uma maquiagem, é muito importante estar com a pele limpa.

1° passo: lavar o rosto com um sabonete adequado ao seu tipo de pele.

2° passo: tonificar. (se você tem um e costuma usar, ajuda a retirar os resíduos que o sabonete não conseguiu alcançar)

3° passo: hidratar a pele.


4° passo: filtro solar. (se for uma maquiagem para o dia)

Agora vamos para a parte da maquiagem.

1° passo: Primer facial. Ele ajuda a disfarçar os poros e linhas de expressões, segura a oleosidade da pele e fixa melhor a maquiagem.


2° passo: Aplicação da base.

Pele seca - optar por bases líquidas hidratantes ou cremosas.
Pele oleosa - optar por bases líquidas livres de óleo. (oil-free)
Pele normal - poderá optar por qualquer tipo de base.

Para aplicação pode-se usar os dedos, pincéis ou esponjinhas. O que achar mais fácil.

Muito importante na hora de escolher uma base, é escolher o tom certo. Se por acaso ela ficar escura na sua pele misture-a com um pouco de hidratante para suavizar a cor. Se ficar clara demais, use um pó compacto mais escurinho para igualar a cor do rosto com o resto.
Outra dica para quem gosta de maquiagem natural é usar base em pó ou cremosa, que garante um efeito bom e não fica carregado, perfeito para o dia a dia.

3° passo: Corretivo.

Pele seca - corretivo cremoso.
Pele oleosa - corretivo líquido.
Pele normal - qualquer tipo de corretivo.

Também temos os corretivos coloridos, nem todo mundo conhece mas ajudam muito na hora de esconder imperfeições específicas. Vou fazer um post depois só sobre eles.

4° passo: Pó facial.

Pele seca - o ideal seria evitar o uso, ou usar apenas na zona T.
Pele oleosa - pode ser usado em todo rosto para acentuar a maquiagem e não deixar aquele aspecto brilhoso no rosto.
Pele normal - use como preferir. (em todo rosto, ou apenas na zona T)

-> Vocês podem usar o corretivo antes ou depois da base, eu aplico depois porque aplicando a base já é possível disfarçar um pouquinho daquilo que queremos corrigir. Depois com o corretivo em menos quantidade consigo disfarçar o resto.

Se quiserem saber algo mais detalhado sobre os produtos que indiquei só perguntar nos comentários, ou alguma outra dúvida qualquer! Nem todos produtos que estão ali eu já usei, mas são de preços acessíveis e fáceis de encontrar.
Lembrando que são só algumas dicas, como eu uso no meu rosto e como muitos profissionais indicam. Sintam-se à vontade de fazer da maneira de vocês, adaptando com as coisas que tenham em casa e na ordem que preferirem. Ok? Espero que vocês tenham gostado. Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário